segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Spinning na Ria Formosa

“Spinning”
Boas amigos!
Parece que as nuvens fizeram gazeta este ano e as condições para bons dias de pesca também, então num destes dias deprimentes de sol e céu limpo que até já chateia decidi entreter-me um pouco aqui perto de casa, as douradas aos poucos vão abandonando a ria e a única coisa que tem saído são pequenos juvenis que são prontamente devolvidos ao seu habitat natural na esperança que não caiam nas mãos desses criminosos que andam por aí…


Neste tipo de pesca (ilhada) que importei da Costa Vicentina e adaptei aqui à Ria Formosa durante as inúmeras investidas que tenho feito às douradas num destes pesqueiros apercebi-me de alguns ataques de robalos à superfície, então comecei a observar e a marcar a hora que eles por ali passavam, pois era quase sempre à mesma hora da maré…….

Foram algumas as vezes que levei a cana de spinning e umas amostras para tentar a sorte, mas estes gajos apesar de serem poucos são rápidos e manhosos, fazem meia dúzia de ataques quando passam no pesqueiro e nunca mais dão sinal de vida. Normalmente os ataques têm uma cadencia certa e sempre nos mesmos locais, a cana tem de estar sempre montada e preparada para o momento em que eles possam aparecer, pois fazem uma aparição de dois ou três minutos e bye bye…..


Então num destes dias estava eu com uma cana à dourada e outra de spinning preparada ali ao lado, quando me apercebo de um ataque à minha esquerda, passados uns segundos outro ataque à minha frente e supostamente o próximo ataque seria à minha direita seguindo o padrão de outros dias, e foi para lá que eu lancei mas nada, faço um segundo lançamento para o mesmo local dou duas maniveladas e já estás…………. Cana dobrada e o peixe aproveita a força da corrente que era forte para se afastar……….. Houve alturas em que pensei que tinha um Robalo de respeito, pois o peixe estava forte……

 Depois vou recuperando aos poucos e quando o aproximo de mim é que vi o porquê daquela energia toda, o peixe falhou o ataque ao passeante e foi ferrado pelo rabo, ora um peixe com pouco mais de kg com uma amostra no rabo e a apanhar boleia da corrente imaginem o que não parecia hahhahahha……. Não foi um grande Robalo mas foi como se fosse pela força que fez e o prazer que me deu durante alguns momentos :)
Saúde da boa e até breve pessoal.


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Douradas time...

“Surfcasting”
Boas caros amigos e seguidores.
Mais uma investida às Douradas, esta tem sido a minha espécie alvo nesta temporada como tinha prometido no início, mas desta vez a zona de ataque foi outra e na vertente de “Surfcasting”
O tempo até ao final da semana passada manteve-se bom e com ausência de Nortadas aqui no sul, ideal para as Douradas permanecerem encostadas a terra, condições essas que já mudaram…


 Como não sabia em que estado estavam as praias fui um dia antes da quebra de mar, saí de casa depois do jantar para apanhar menos trânsito e sem pressas fui pernoitar na zona que tinha em mente fazer a investida no dia seguinte. Tinha como objectivo espreitar logo pela manhã três spots ligeiramente perto uns dos outros e depois escolher o que oferecesse melhores condições para fazer a investida nocturna.
Quando acordei foi a desilusão total ao olhar para o cenário que tinha pela frente, apesar de estar perante uma vista maravilhosa ao acordar, não oferecia condições para uma sessão de pesca, não perdendo mais tempo dirigi-me a outro spot e este bem melhor que o 1º, olhei durante dez minutos e gostei do que vi mas ainda fui espreitar o 3º spot que foi mais uma desilusão. A escolha estava feita e seria no 2º spot que iria apostar nessa noite…


Depois de beber um cafezito numa terriola ali perto dirigi-me logo para a praia não fosse algum maluco chegar-se à frente e “dropinar-me” o spot, não seria a primeira vez que tal coisa me acontecia. Como Lobo escaldado tem medo de agua fria eram 15:30 já tinha as canas espetadas na areia a marcar lugar como que dizendo (daqui não saio daqui ninguém me tira)
Aproveitei para me estender um pouco ali na areia e ainda tive tempo para apanhar um saco de lixo que o mar tinha trazido… Fez-se noite e comecei a pescar, volta e meia vinha a isca comida e comecei por apanhar um sargo de 500g e um pouco depois uma boa dourada, depois mais um sargo e pouco depois outra dourada……………………. Aos poucos a maré foi passando e no final consegui juntar umas belas Douradas e três sargos de 500g…….


Pelo menos não foi só uma, melhor que chibo…



Servidos!!!?


É no Outono que muitas aves migratórias se reúnem na zona de Sagres, o ponto mais a sudoeste da Europa antes da sua migração Outonal, utilizando esta zona como corredor migratório e muitos são os aficionados desta modalidade apelidada de observadores de aves ou “birdwatching” que se deslocam até aqui todos os anos permanecendo durante semanas na esperança de capturarem com as suas objectivas o bando de sonho, num destes dias tive a sorte de poder observar este espectáculo da Natureza que passa despercebido aos olhos dos mais distraídos….






Ajudem a manter a Natureza e as praias limpas trazendo todo vosso lixo e mais algum…Saúde da boa e até breve.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Mais uma...


Boas amigos e seguidores!
Esta foi mais uma pequena investida aqui pela Ria numa pesca ilhada matinal onde a “ruama” esteve bem presente, o que vale é que ando sempre prevenido com alguns caranguejos para dias mais difíceis como este…. Em pouco mais de 1h de pesca acho que capturei para cima de uma dezena de “porta-chaves “ entre safatinhas e pequenos robalinhos que iam sendo prontamente devolvidos ao seu “berço”
No final ainda fui prendado com uma boa Safata gorda :)


Por vezes passa um barco ou outro ao longe e consigo ouvir os comentários que vão fazendo a meu respeito, do tipo:
*ÉÉÉhhhhh olha lá onde é que aquele gajo tá à pesca…..
*Como é que aquele foi prálém!!!! Ganda maluco!!!
*Quando a maré encher quero ver como é que ele sai dali……
*Aquele gajo merecia um prémio, olha lá pa onde ele está à pesca….
*Na me digas que aquele maluco foi a nado prálém!!!!
Entre outros comentários que agora não me lembro  :))
hahahahahahahahaha

Saúde da boa e até breve pessoal.



quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Safatas de São Martinho


Boas amigos e seguidores!
Como reza a historia na altura do São Martinho costuma fazer uns dias de sol e calor a que se costuma chamar o “Verão de São Martinho” e este ano apesar de já termos tido uns verdadeiros dias de Inverno o sol está muito quente e muito baixo e nos últimos dias tem marcado presença, as temperaturas rondam os 22/23graus durante o dia e ao sol então nem se fala, para aqueles mais distraídos cinco minutos deste sol na cabeça dá direito a uma semana de cama…
O São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa e as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição assar castanhas e beber água-pé ou jeropiga.
É também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz um velho ditado “no dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho”.



Em relação à pesca não me tenho afastado muito de casa e esta semana fiz mais uma ilhada às Douradas aqui na Ria Formosa, embora não tenha saído nenhuma kileira ainda safei a pesca com quatro safatas de 500g e uma boa safia…
Contínuo convicto de que sairão umas Douradas este Inverno…


Safata e a safia vieram juntas

Parece que a UE está mesmo com intenções de proibir a pesca ao Robalo já no início do ano, se essa ideia for para a frente e juntando à proibição do Sargo no PNSACV durante um mês e meio também nessa altura, a coisa não fica nada famosa principalmente para quem vive no PNSACV e tira da pesca parte do seu sustento…. Aproveito mais uma vez para falar neste assunto a quem desconhece que o dito defeso do Sargo não é um defeso mas sim uma proibição que só abrange os pescadores lúdicos, porque se fosse um defeso abrangia os lúdicos e os profissionais…. Não me vou alongar sobre este assunto porque haveria muito para escrever e não vale a pena….


Saúde da boa e até breve pessoal.