sexta-feira, 24 de abril de 2015

Um dia lindo...


“Surfcasting”
Boas amigos!
Neste episódio de pesca combinei com o Mestre Sílvio e fomos fazer uma pesca durante o dia na praia. As condições eram propícias a apanhar uns pexecos, o mar esse estava a entrar ainda e prometia chatear no final da jornada com umas rajadas de vento bem fortes. A alternativa neste dia era ou apanhar vento nas barbas ou ficar em casa, como eu estava de folga e não tínhamos nada para fazer arriscarmos e fomos para a faina.


A dupla de serviço


A pesca começou com um dia maravilhoso muito nublado e ventoso a prometer chuva, um dia de sonho lindo mesmo, sem qualquer actividade por parte do peixe e com um mar ainda fraco íamos tentando a nossa sorte, passado um par de horas o vento anunciado começava a vir mesmo de frente e com ele iam entrando alguns pexecos aceitáveis e muitos anões também, os anões iam sendo devolvidos e volta e meia aproveitava-se um peixe ou outro.


O Gavião a esticá-la lá para fora…


Com o vento contra os lançamentos tornavam-se difíceis…





O total das nossas capturas na 1º fase da pesca
Não havia muito tempo para relaxar pois os anões não davam descanso e tínhamos de espreitar as iscadas regularmente, as horas foram passando e era altura de sacar uma foto ao peixe capturado até então e “levantar ferro”


Com o material já meio encaminhado para irmos embora, sentámos para comer uma bucha e na brincadeira começamos a falar em aguentar para fazermos a viragem da maré, ainda tínhamos bastante isco e não havia obrigações a cumprir, deixámos o tempo ir passando e adormecemos no areal. Quando acordamos o vento era menos e aí sim decidimos mesmo ficar…


Nesta 2º fase repetia-se a mesma actividade, um pouco fraca e com os anões a destruírem as iscadas, volta e meia íamos aproveitando um peixe mas nada de especial. Foi então já de noite e cansados que resolvemos mesmo vir embora com mais alguns pexecos que já não entraram para a foto de grupo, mais ou menos uma dezena talvez entre os dois…


O Gavião Sílvio anda de mão quente e para além de ter feito uma pesca bem melhor que a minha ainda teve direito a esta baila que ultrapassava já o kilo.


O Sílvio ainda teve paciência para tirar mais uma foto ao total da sua pesca já em casa…
Abraço e força aí pessoal.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Robalo Primaveril

“Spinning”
Boas amigos!
Como o peixe comprido anda ausente na Costa Vicentina resolvi fazer umas investidas aqui perto de casa, com os dias a aquecerem bem nesta primavera e temperaturas a atingirem 28º graus no mês de Março fui a um cantinho onde volta e meia sai um robalote para lavar a vista. Estava de folga e era uma pesca só para passar o tempo e fazer a maré para o petisco, então decidi que não valia a pena levantar-me cedo. Quando cheguei havia dois cavalheiros na idade da reforma que já estavam de saída e disseram-me que não havia nada “Ok é da maneira que também não me faço velho” pensei eu…
Neste pesqueiro normalmente pesco com vinis, tinha em mente pescar cerca de 1h e ir trocando entre aqueles três vinis que tinha escolhido para aquela cor de água… 


Foi já com bastantes lançamentos feitos que levei uma porrada e ferrei o peixe, um peso morto com pequenos toques era meio estranho, mais tarde percebi o porquê do peixe não fazer força pois tinha engolido literalmente o vinil e estava embuchado o que me deu algum trabalho a tira-lo da boca do magano… Após essa operação ainda insisti com mais alguns lançamentos mas o resultado estava arrumado, eram horas de guardar o material e ir em busca do petisco que tinha em mente (conquilhas)


Apanhei o suficiente para o petisco e vim embora…


A Primavera por aqui é bonita mas curta, pois as temperaturas passam dos 18º para os 28º graus e daqui por uns dias está tudo seco….




Divirtam-se na pesca com ou sem peixe e não deixem lixo nos pesqueiros.
Saúde e força aí pessoal.